E a greve continua

Precisamos nos manter firmes na greve para garantirmos avanços na nossa pauta de reivindicações

Entenda todos os passos da nossa greve:


17 de maio – em audiência com o Sinte o governo não apresenta proposta.

23 de maio – em audiência com o Sinte o governo apresenta medida provisória que achata a tabela salarial, atacando profundamente o plano de carreira do magistério catarinense, e a categoria rejeita a “proposta”.

02 de junho – em nova audiência com o Sinte o governo apresenta nova proposta. Melhora a tabela salarial, mas mantém o achatamento da tabela, pois os níveis não são reajustados com mesmo índice (veja tabela abaixo). Além de não respeitar os percentuais da tabela salarial, a proposta apresenta outros ataques ao plano de carreira, como por exemplo, a redução da regência de classe para 15% (para todos) e a extinção do prêmio Educar/Jubilar.

03 de junho – por não ter acordo com a proposta do governo, o Sinte apresenta uma contraproposta com os seguintes pontos:

a) - Cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional com a manutenção de todas as gratificações constantes na carreira do Magistério e a incorporação dos Prêmios: educar, jubilar e assiduidade em percentual e de imediato.

b) - Anistia das faltas da greve de 2008 e todas as outras mobilizações a partir de 2007.

c) - Revisão do Decreto 3.593/2010, que trata da Progressão funcional.

d) - Abono das faltas, mediante a reposição das aulas, respeitando a autonomia da comunidade escolar na definição do calendário.

Solicita ainda, a formação de um grupo de trabalho entre Governo e Sinte para, a partir da segunda quinzena de junho, com prazo de 60 dias:

a) - Chegar ao valor do Piso Nacional na carreira, de forma gradativa, de abril até novembro/2011, de acordo com a tabela salarial vigente;

b) - Realização do concurso de ingresso no segundo semestre de 2011, com prazo máximo de realização das provas até outubro de 2011, para suprir as vagas excedentes e considerando o aumento da jornada da hora atividade para 1/3.

c) - A partir do início do ano letivo de 2012, cumprimento integral da jornada de 1/3 da hora atividade, para todos os professores.

d) - Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).

e) - Equiparação do valor do vale alimentação com o pago pela UDESC.

f) - Demais pontos da pauta de reivindicação do SINTE/SC, conforme já apresentados para o Secretário de Educação.

O governo se comprometeu em responder a contraproposta do Sinte nesta segunda-feira, dia 06 de junho.

Solicitamos que nenhum trabalhador retorne ao trabalho antes da Assembleia Estadual que será realizada na quinta-feira dia 09 de junho, que definirá os rumos da nossa mobilização.

Abaixo, tabela comparativa das propostas apresentadas pelo governo.


Nesta semana estaremos realizando assembléias para discutir a proposta do governo. Precisamos conhecer todos os detalhes para não deixarmos levar por informações desencontradas que são divulgadas pela imprensa. Fique atento à agenda e participe das atividades.

Assembleia Regional
Quando: 07/06 - terça-feira
Hora: 15h
Onde: Sindicato dos Mecânicos
Pauta: avaliação da proposta do governo, encaminhamentos.
Sua presença é muito importante.

Assembleia Estadual
Quando: 09/06 - quinta-feira
Onde: Florianópolis
Saída de Joinville: 9 horas da manhã, do estacionamento do Centreventos
Interessados passar nome e RG até às 14h de quarta-feira.

Comentários