Chapa Cutista terá maioria na direção regional do Sinte

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte) realizou suas eleições nos dias 25 e 26 de junho. A categoria escolheu sua direção regional e estadual.

Na regional de Joinville, concorriam duas chapas: A Chapa 5, que recebeu 61,58% dos votos, e a Chapa 1, que ficou com 38,42%. Dos 711 votos, 682 foram válidos. 

A Chapa 5 - Unidade, Organização e Luta só concorria regionalmente. Ela defende a permanência do sindicato na CUT e é contra o atual sistema de proporcionalidade da entidade, que permite que as chapas que receberem menos votos integrem proporcionalmente a direção da entidade. A proporcionalidade impede que a categoria possa escolher ou recusar uma plataforma, o que também dificulta a posterior cobrança. Com ela, não há espaço para que o grupo majoritário implemente integralmente sua política e não existe oposição.  

Por causa deste sistema, na regional de Joinville, das sete vagas da direção executiva, quatro serão destinadas aos membros da chapa vendedora e três à chapa que recebeu menos votos. 

Para a direção estadual concorriam 4 chapas. A Chapa 2 recebeu 8474 votos (55,68%), a Chapa 1 recebeu 4571 votos (30,16%), a Chapa 3 obteve 805 votos e a Chapa 4, 1050 votos.


Comentários