Nota de falecimento

Morre, aos 96 anos, a professora Herondina Vieira, cidadã benemérita de Joinville

No momento de dor e perda, filho prefere lembrar da pessoa dedicada que foi sua mãe. Uma mulher à frente de seu tempo

Morreu no início da manhã desta quarta-feira 25/08/13, a professora Herondina Vieira, 96 anos. Ela estava internada há 45 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital da Unimed. “Ela sofreu uma queda em casa, teve vários hematomas e uma contusão cerebral. Durante a internação houve várias complicações pulmonares e renais”, conta, ainda consternado o filho mais velho, José Aluísio Vieira, conhecido como doutor Xuxo, um dos criadores da Pró-Rim. Além dele, Herondina também é mãe do ex-deputado federal José Carlos Vieira, do odontólogo Djalma Mário e do engenheiro civil José Antônio Vieira, este último falecido.


Fabrício Porto/Arquivo/ND

Dona Herondina em foto de maio do ano passado, na época em que completou 95 anos e lançou sua biografia

Herondina nasceu em Barra Velha, mas foi homenageada com o título de Cidadã Honorária de Joinville, entregue pela Câmara de Vereadores. Na cidade, ela foi professora durante 45 anos. “Minha mãe foi professora de muitas autoridades. Ela era uma pessoa muito valorizada e bem quista por todos”, diz José Aluísio. Além dos três filhos, ela deixa 16 netos e nove bisnetos. Xuxo e a família preferem lembrar dos bons momentos da matriarca, que havia feito aniversário no último dia 24 de maio e lançado uma biografia no ano passado.
“Desde seus 90 anos sempre fazíamos aquela festança anual para comemorar o aniversário dela. Mãe é sagrada, é claro que perder uma mãe dói muito, mas devemos festejar a vida tão bela que ela teve, dedicada ao trabalho e amor ao próximo. Era uma pessoa digna, que tinha sempre o pensamento no próximo, as mãos sempre prontas a ajudar quem precisava e uma fé em Deus inquebrável”.

Matéria do jornal Notícias do Dia 25/07/13


Comentários