Audiência do SINTE/SC com diretoria de gestão de pessoas da SED/SC

A Diretoria Executiva do SINTE/SC, acompanhada pela assessoria jurídica, realizou no dia 01 de abril de 2014, audiência com a Diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC) e sua assessoria, para tratar de várias questões do âmbito administrativo e educacional.

Nesse sentido, a fim de regularizar administrativamente os problemas enfrentados estiveram em pauta as seguintes questões:
  1. Empecilhos na redistribuição de aulas, tanto para efetivos quanto para os ACTs, quando da abertura ou redução de turmas no âmbito escolar, com alegação de que há orientações da SED que impedem a redistribuição.
  2. Os servidores ACT’s de algumas regionais não receberam regularmente a remuneração do mês de março de 2014.
  3. Os servidores em readaptação funcional, os responsáveis por sala informatizada, interpretes, segundo professor e outros que não estão tendo usufruto da hora atividade.
  4. Regulamentação do cargo do profissional responsável pela sala informatizada, uma vez que as salas permanentemente existirão, com abertura de concurso público para o cargo.


Na oportunidade, ficaram definidas algumas questões e encaminhamentos:

  1. A redistribuição de aulas no âmbito escolar, em decorrência da redução ou aumento de turmas, inclusive com a possibilidade de majoração da carga horária dos Professores ACT’s, deve ser encaminhada pelo corpo diretivo e os servidores da escola, respeitando sempre a habilitação e o perfil pedagógico do servidor, não havendo qualquer empecilho legal ou orientação por parte da SED/SC que impeça mudanças.
  2. No que se refere à denúncia do SINTE/SC acerca dos problemas existentes com a folha de pagamento dos servidores contratados em caráter temporário – ACT’s – a Diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação se comprometeu a apurar e revisar os pagamentos de todos os professores que receberam valores aquém do devido. No entanto, indica-se aos servidores que não receberam regularmente os valores, que formalizem requerimento administrativo de regularização de pagamento. Caso o requerimento administrativo seja negado, deve ser encaminhado à Assessoria Jurídica do SINTE/SC.
  3. Quanto ao cumprimento da hora atividade aos professores orientadores em tecnologia educacional, aos professores em readaptação funcional e aos servidores de Programas Pedagógicos do Governo de Santa Catarina, a exemplo do orientador em leitura e lazer, segundo professor de turma, professor intérprete, professor bilíngue, instrutor de libras e etc., ficou definido que a SED/SC analisará a proposta do SINTE/SC de emitir uma Orientação Normativa reconhecendo o direito de todos esses servidores ao usufruto da hora atividade, até o dia 01 de julho de 2014, quando apresentará uma posição definitiva ao SINTE/SC.
  4. Em relação ao concurso para os profissionais das salas informatizadas, houve a concordância de que o cargo é permanente e o comprometimento de estudo sobre o caso e retorno até o dia 01 de julho de 2014, quando apresentará uma posição definitiva ao SINTE/SC.


Ressalta-se que, o SINTE/SC tomará todas as providências e medidas cabíveis, inclusive judiciais, se for o caso, para garantir o adequado e integral respeito aos direitos dos servidores do Magistério Público Estadual, tendo ciência que o atendimento de nossas pautas sempre precede de mobilização e luta.

Comentários