Seminário Estadual contra a criminalização dos Movimentos Sociais


Com o tema: LUTAR NÃO É CRIME, aconteceu na tarde de hoje, 06/05, no auditório Antonieta de Barros – Assembleia Legislativa, o Seminário Estadual contra a criminalização dos Movimentos Sociais. O objetivo do encontro é de unir os movimentos em Santa Catarina para dar um basta a criminalização, pois o direito de lutar, expressar opinião, da organização coletiva, fazer greve e manifestação são direitos mínimos garantidos pela constituição e conquistados pela batalha do povo brasileiro com o fim da ditadura.
Entretanto, o que vemos nos últimos meses é o uso da intimidação, violência policial e o uso do judiciário para cercear o direito de manifestação dos trabalhadores/as que buscam seus direitos a moradia, educação, saúde, transporte, reajuste salarial, enfim.
O evento organizado pelos movimentos sindical e popular de Florianópolis, contou com a presença de lideranças sindicais, movimentos sociais, estudantes, representes de partidos, Deputados e sociedade em geral. A abertura foi marcada por uma mística teatral que trouxe a histórias das opressões desde o império. Também foi apresentado ao público o documentário produzido pelo Ministério da Justiça “30 anos de Anistia”, que mostrou a realidade das lutas sociais, estudantis, de classe e política desde o golpe em 64 até o fim da ditadura.
O SINTE/SC esteve representado no evento pelo Coordenador Estadual Luiz Carlos Vieira, Secretária de Organização da Grande Florianópolis Anna Julia Rodrigues e o Secretário de Organização Norte Marcelo Serafim.

Leia abaixo um trecho do convite enviado pela organização do Seminário:

A judicialização da política e a criminalização da ação sindical e popular coloca em risco todas as organizações sindicais e populares e isto manifestou-se em Santa Catarina, onde o governador Colombo (PSD) atacou a greve dos servidores estaduais, dirigida pelo SINTESPE/SC, com ameaça de destituição da direção sindical e abriu processo criminal.
Manifestou-se, também, com a abertura de processo criminal pela Polícia Federal contra os estudantes e professores por terem estes resistido à invasão da  UFSC. 
Manifestou-se contra os integrantes da Ocupação Amarildo que por diversas vezes foram sitiados pela Polícia Militar de Santa Catarina.
Manifestou-se contra os integrantes do MST de SC, que estão com a espada da justiça dirigida contra 17 de seus membros.
Estes ataques exigem uma reação de todo o movimento sindical e democrático em defesa do direito de greve, da organização sindical, do direito de lutar pela terra e por melhores condições de vida e trabalho.



http://sinte-sc.org.br/eventos/seminario-estadual-contra-a-criminalizacao-dos-movimentos-sociais/

Comentários

  1. Todas essas informações e outras mais que são pertinentes ao fortalecimento da luta de classe, devem ser enviados a outras mídias. Como, também, serem socializados por nós da classe do magistério, mostrando à sociedade que a mídia corrupta sempre nos coloca como vilões em razão das nossas reivindicações.
    Se os governos fossem sérios, competentes, democráticos, não seria necessário nós lutarmos, era somente cumprir a lei!!!
    "Só vê mais longe quem voa mais alto."
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário