Reunião com a Gerência de Educação


Nesta sexta-feira, 04 de julho, o SINTE Joinville reuniu-se com a Gerência de Educação para discutir dois temas: O problema dos salários dos professores do CEJA e o calendário escolar.

Professores do CEJA procuraram o Sinte para relatar problemas em relação ao pagamento da Regência de Classe. O problema surgiu pelo fato de, estes professores estarem ministrando 15 aulas por um contrato de 20 horas semanais, isto ocorria por problemas de entendimento da matriz curricular. Recentemente, estes professores foram informados que não receberiam mais a regência de classe, e que deveriam devolver os valores recebidos até maio, pois o recebimento era indevido. O Sinte ponderou que esses professores não agiram de má fé e que o erro partiu da SED/GERED na contratação desses profissionais. A legislação prevê que em determinados casos é possível ser pago regência de classe para carga horária menor. A posição da SED é de descontar nos próximos dois meses esses valores. Ainda consultaremos nosso departamento jurídico para nossas próximas ações. Questionamos também, como ficaria a situação dos professores em o contrato se encerra em 31 de julho. A gerência informou que será feita uma nova chamada para o novo semestre letivo, que os professores que ficaram até essa data voltam a lista de classificação de ACTs. Observamos que isso é um desgaste desnecessário, pois o contrato poderia ser prorrogado, como em anos anteriores, desde que o edital de ACTs fosse feito com esses dispositivos.

O segundo tema tratado na reunião foi relativo ao recesso escolar. Sabemos que somos uma categoria de trabalhadores que tem uma carga de trabalho extenuante, que envolve demandas técnicas, emocionais e sociais, no local de trabalho e em casa (planejamentos e correções), além do assédio moral das direções, presente em diversas unidades escolares. Desta forma mais uma vez solicitamos que seja garantido pelos menos duas semanas de recesso escolar (para todos os trabalhadores em educação) e que todas as atividades realizadas na escola (conselhos de classe, reuniões pedagógicas, formação continuada...) sejam reconhecidas como efetivo trabalho escolar computando nos dias 200 dias e nas 800 horas de trabalho escolar. A Gerência ressaltou que neste ano o calendário foi melhorado no recesso de julho e teremos uma semana e meia de recesso. No dia 21 com reunião pedagógica, dias 22 e 23 conselho de classe, e nos dias 24 e 25 atividades de planejamento que poderão ser feitos fora do ambiente escolar. A Gerência ressaltou que a unidade escolar tem autonomia de organizar-se para trabalhar nestes dias.

Temos conhecimento que em algumas escolas estas orientações não estão sendo seguidas, por isso, estamos convocando uma Assembleia para discutirmos esta questão e garantirmo que todas as escolas sigam a orientação acima. Será no dia 14 de julho, às 19 horas, no Sinsej. É importante a presença de todos.

Estiveram presentes na reunião Clarice, Josiano e Ricardo representando o SINTE. Dalila, Inês, Ercilia e Terezinha pela GERED.


Comentários