Professores do PENOA são demitidos

Sabemos que faltam professores por todo Brasil. Dados mostram um déficit de mais de 150 mil professores no país. Resultado da não valorização profissional histórica por parte dos diversos governos nos últimos anos, tanto na esfera federal quanto na estadual e municipal e o consequente desinteresse da juventude em procurar cursos de licenciatura. 

Em Joinville vários professores do PENOA foram dispensados de seus contratos no início de setembro por não possuírem formação específica (habilitação em pedagogia ou matemática). A GERED afirma que esses professores "não podem continuar atuando" e ainda "no caso de não ter professor habilitado, a escola ficará sem professor"

Em outras palavras, é preferível os estudantes ficarem sem atendimento pelo PENOA

A grande questão é: A própria gerência contratou através de chamada pública no início do ano os professores não habilitados. Porque essa mudança repentina agora? Apesar de parte das direções escolares apresentarem justificativas que o trabalho está sendo feito. Outro questionamento importante a se fazer é: a famigerada lei do ACT 456, prevê a dispensa de professores neste caso? Ainda: Porque a exigência de habilitação específica ao PENOA e não para o ensino regular? 

Tais questionamentos nos fazem pensar que seja uma clara economia por parte do Estado, corte de gastos onde não faz sentido. 

A Secretaria de Educação (SED) precisa rever esses casos e recontratar os professores.





Comentários