Professores da APAE de Joinville exigem recesso de 15 dias



Na última quarta-feira (13-07), professores da APAE e representantes do Sindicato dos professores (Sinte Joinville) realizaram Ato Público reivindicando à Gerência Regional de Educação, que sejam garantidos 15 dias de recesso escolar a todos os professores que atuam nesta instituição. O mesmo pedido foi encaminhado para a Ajidevi e AMA.

Uma comissão de professores foi recebida pelos representantes da Gerência de Educação e da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional). Os trabalhadores pediram que a Gerência intervenha junto a Fundação Catarinense de Educação Especial para resolver a situação com urgência.

Foi questionada pelos professores a responsabilidade de encaminhamento do recesso escolar, pois a FCEE (Fundação Catarinense de Educação Especial) e a Gerência de Educação infelizmente não entram em um acordo para que seja elaborado um calendário unificado para todo estado.

Os professores desta unidade escolar iniciaram suas atividades em 03 de fevereiro, no caso dos efetivos, e dia 11 de fevereiro, no caso dos contratados, com início das aulas em 15 de fevereiro. Ou seja, o ano letivo teve início com uma semana de antecedência em relação às demais unidades escolares, o que garante o cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei, mesmo com duas semanas de recesso.

Defendemos que as unidades escolares têm autonomia - garantida pela LDB - para elaborar seus calendários, assegurando o cumprimento dos dias de efetivo trabalho escolar, estabelecendo as atividades e ações em seus respectivos projetos político-pedagógicos. Os professores e a comunidade escolar devem participar do processo de discussão do calendário a partir das peculiaridades de cada contexto, princípio que deve ser levado à cabo caso o governo de Santa Catarina, representado em Joinville pela Gerência de Educação e a Fundação Catarinense de Educação Especial, estimem por uma educação pública e de qualidade.











Comentários