Escolha de vaga para professores ACTs continua problemática

Em dezembro de 2016, a regional do Sinte/Joinville publicou uma nota (leia: https://goo.gl/CJS4gD) em que denunciava os problemas nas normativas para a escolha de vagas para professores ACTs. A orientação era que todos os trabalhadores prejudicados com a escolha entrassem em contato com o sindicato para que recorrêssemos junto à gerência de educação, cobrando uma solução imediata.

Após o recebimento das denúncias, O Sinte/Joinville exigiu a solução dos casos junto à gerência, pedindo a complementação da carga horária de todos os professores ACTs que já tinham contrato aberto antes da segunda chamada.

Apesar dos casos resolvidos e solucionados, os problemas persistem: as vagas de projetos, orientação de laboratórios e algumas disciplinas do CEDUP ainda não foram publicadas, o que prejudica os professores inscritos nestas áreas. Outra situação problemática é o fato de que os professores que já escolheram vagas na primeira chamada e na complementação tenham sido excluídos da listagem da segunda chamada. Isto impede que muitos professores com uma baixa carga horária tenham acesso preferencial às aulas, uma vez que estes já têm contrato aberto.

A orientação da direção do Sinte/Joinville é que esses professores entrem em contato imediato através do e-mail sinte.joinville@yahoo.com.br ou do telefone (47) 3026-6354 para que possamos recorrer e denunciar os casos ainda problemáticos.

Não podemos esquecer que em Santa Catarina e na regional de Joinville, o número de professores ACTs é muito superior aos efetivos. A nossa luta é pela abertura de concurso público anual e imediato, pela isonomia na função e pela derrubada da Lei do ACT, que é mais um instrumento de sucateamento da educação pública.

Comentários