Audiência pública sobre BNCC acontece no dia 31/8

No dia 31/8, Florianópolis será sede de uma audiência pública sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que será aplicada no ensino infantil e fundamental. A BNCC transforma as diretrizes atuais de educação normatizadas na LDB.

Além do encerramento das inscrições da audiência antes do prazo e da falta de discussão com a comunidade escolar, diversos pontos são extremamente perigosos e precisam ser combatidos, como a mudança na metodologia da disciplina de História (que passa a ser ensinada obrigatoriamente de forma meramente cronológica); a obrigatoriedade da língua inglesa (quando outras línguas estrangeiras poderiam ser optadas); a exclusão do debate sobre questões de gênero, dentre outros.

Ignorando pais, professores e estudantes, o governo tem fechado o cerco para implantar seu projeto nefasto de destruição da educação pública, preparando-se para aplicar a reforma do ensino médio - que depende da aprovação da BNCC para que efetivamente possa ser imposta na educação.

Uma reforma no ensino é necessária, mas ela deve necessariamente passar pelo debate com toda comunidade escolar, pautada pela oferta de um ensino público, gratuito e para todos e pela derrubada de todos os ataques à educação, incluindo a reforma do ensino médio. Esta deve ser a luta de todos, principalmente das atuais direções sindicais.

Pouco foi mobilizado pelo Sinte estadual para a luta contra mais esse desmando do governo. Pouco tem sido mobilizado para o combate contra a reforma do ensino médio. Pouco tem sido mobilizado para o fechamento de escolas. Diante de tantos ataques à educação, nenhuma assembleia estadual é marcada. Os dirigentes estaduais parecem estar inertes e fogem da organização efetiva da base para a luta.

A audiência pública acontecerá na Fiesc, em Florianópolis, às 8h.


Comentários