GERED confirma novos fechamentos de escolas

Por solicitação da regional de Joinville do Sinte, a Gerência de Educação divulgou um ofício, manifestando-se sobre o fechamento de escolas na região – o ofício pode ser lido aqui: https://goo.gl/TTD4vK.

Segundo o documento, o movimento que acontece em Joinville faz parte do Plano de Ofertas Educacionais (POE) para a cidade, com objetivo de “atender adequadamente à demanda na Rede Estadual de Ensino”. No texto, afirma-se que não há fechamento de escolas, mas “reordenamento de espaços”.

Para o ano de 2018, de acordo com o ofício, a E.E.M. Professora Eladir Skibinski deixará de atender a 161 alunos, cabendo aos estudantes a responsabilidade de buscar uma nova escola na região. Além disso, o período noturno será fechado na E.E.B. Rudolfo Meyer e haverá municipalização da E.E.B. Albano Schmidt.

Ignorando o diálogo com a comunidade e, inclusive, colocando cadeados em escolas para impedir audiências públicas (leia aqui: https://goo.gl/MxQRbh), a Gerência de Educação segue a cartilha do governo estadual em seu empenho de destruir a educação pública.

Nos últimos anos, o governo inaugurou quatro escolas. Em contrapartida, fechou outras 10 na regional: Tancredo Neves (Garuva), Monsenhor Scarzello, Rui Barbosa, Conselheiro Mafra, Plácido Xavier, Elpidio Barbosa, Higino Aguiar, David Espíndola (Barra Velha), Ruben Schmidlin e Maestro. Além disso, foram fechadas as extensões das escolas Presidente Médici, Benta Costa, Alícia Bittencourt e Juracy Brodig.
As escolas Osvaldo Aranha (que passará a ser militar), Felipe Schmidt (São Francisco) e Eladir Skibinski também correm risco de ser fechadas.

A proposta do governo, como já foi afirmado pela representante da GERED (leia aqui: https://goo.gl/3wLioj) é deixar de oferecer o ensino fundamental em toda a rede estadual de ensino. Ademais, o que o governo entende como “economia de gastos” se traduz em falta de ofertas para atender à demanda crescente da população. A própria gerência, em um levantamento realizado no Vila Nova, identificou 190 jovens que poderiam estudar na região, justificando não só a inauguração de novas escolas como a permanência das unidades de ensino como a E.E.B Maestro, fechada recentemente.

Para reverter este cenário de desmonte da educação, é necessário mobilização, luta e o envolvimento da população. No dia 10 de outubro, o Sinte/Joinville realizará uma assembleia regional aberta para formalizar ações contra o fechamento de escolas. O evento acontece na sede do Sinsej (Rua Lages, 84).

A presença de pais, professores e estudantes é importante.



Comentários