Audiência pública contra o fechamento de escola em São Francisco

No dia 4/10, aconteceu a audiência pública sobre o fechamento da escola Felipe Schmidt, em São Francisco do Sul. A atividade contou com a presença da comunidade, da regional de Joinville do Sinte e de representantes da Gerência de Educação.

O fechamento da escola foi anunciado no ano passado pelo governo estadual, gerando revolta entre pais, estudantes e professores. A E.E.B. Felipe Schmidt atualmente atende a 540 estudantes e atua há quase 100 anos na região.

Na audiência, ficou encaminhado a formalização de uma ação junto ao Ministério Público. Ademais, os pais decidiram que farão a matrícula de seus filhos na unidade e, caso não sejam efetuadas, ocuparão a escola. A gerência, por sua vez, saiu momentos antes do fim da audiência, deixando a comunidade sem respostas..

Para o Sinte/Joinville, o fechamento de escolas mostra a postura de truculência e menosprezo do governo estadual em relação à comunidade escolar: “Estão vandalizando a educação pública ao mesmo tempo em que criminalizam jovens e trabalhadores por reivindicar aquilo que é deles”, afirmou Thaís Tolentino, diretora regional do Sinte/Joinville. Este ano, a Gered também mandou colocar cadeados na E.E.B Maestro para que uma audiência pública não acontecesse no local. A comunidade teve que se reunir na calçada.

Junto à E.E.B Felipe Schmidt, outras 11 unidades escolares foram fechadas e apenas quatro foram inauguradas. Para o ano que vem, há previsão de que outra 19 escolas fechem suas portas na regional.

No dia 10 de outubro, o Sinte/Joinville realizará uma assembleia aberta contra o fechamento de escolas. A atividade será às 19 horas, na sede do Sinsej (Rua Lages, 84). A presença de toda a comunidade escolar é importante para barrar a ofensiva do governo contra a educação pública.


Comentários