Todas as escolas terão o mesmo currículo para o ensino fundamental a partir do ano que vem. Isso é bom?

A partir de 2019, todas as escolas terão o mesmo currículo para o ensino fundamental. Segundo o site do Planalto, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as “crianças de todas as escolas terão o direito de aprender conteúdos e desenvolver habilidades ao mesmo tempo, não importa se a escola é pública ou privada”. Será que é assim?

A reportagem abaixo, veiculada pelo G1 no dia 7 de maio, ilustra a falta de investimento e a precarização do serviço público em todo o país. Por trás do currículo e esta suposta equiparação entre público e privado, existem as próprias ações do governo federal e estadual que contrariam a iniciativa: congelamento de gastos por 20 anos, a reforma do ensino médio, fechamento de escolas, cancelamento de reposições salariais, entre outros. Estas medidas não foram realizadas para melhorar o serviço público, senão para criar no imaginário popular que a educação pública não funciona e, por fim, passá-la à iniciativa privada.

Em Santa Catarina, segundo a reportagem, o descaso do governo criou um cenário alarmante, levando o Ministério Público a bloquear 3 milhões de reais do estado para que reformas estruturais fossem realizadas nas escolas – uma situação constantemente denunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação.

A reportagem fornece dados que vão desde a Secretaria do Tesouro Nacional ao Anuário Brasileiro de Educação Básica, e todos eles apontam que a educação pública, gratuita e de qualidade não só nunca foi uma prioridade, como tem sofrido diversos ataques por parte dos governos.


Link para a reportagem: https://globoplay.globo.com/v/6717539/


Comentários